Desenvolvimento do pensamento criativo

Na sua raiz, a palavra escola, em grego, significava calma, espera e tranquilidade. Nesse tempo, considerava-se que encontrar a tranquilidade e atrever-se a esperar eram as condições necessárias para o desenvolvimento do pensamento criativo. Essa conceção assentava no pressuposto de que pensar leva tempo e exige uma atitude sossegada e um olhar amplo sobre a condição humana.

LER MAIS

Piquenicão

O dia em que seria suposto fazermos a Gincana − só para nos fazer pirraça − amanheceu soalheiro e, à hora do almoço, estava uma temperatura mesmo agradável.


Mas, na verdade, nem tudo esteve perdido. Com uma merenda tão apetitosa já preparada, as turmas do 1.º Ciclo reuniram-se no recreio da Escola para confraternizarem num “piquenicão”.

Read more

Comemoração do Natal

As meninas e os meninos do JIP foram ao teatro ver o espetáculo de poesia e teatro “A cor do Limão”, da Companhia Andante, com a atriz Cristina Paiva, poesia de Luiz de Camões, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões. Todos gostaram muito!
O almoço de Natal, que contou com as iguarias oferecidas pelas nossas famílias, soube mesmo bem!

ler mais

Início do ano letivo

 

 

 

O ano letivo teve início com tranquilidade e boa disposição, no dia 9 de setembro, para as meninas e os meninos da Infantil e do 1.º Ciclo.

 

 

Foi com grande alegria que regressámos à nossa Escola, com a expetativa de termos um ano com maior normalidade, que nos permita fazer cada vez mais atividades.

Retoma da tradição da Churrascada

Nunca a normalidade nos pareceu tão extraordinária quando, finalmente, voltámos a comemorar o início de um novo ano escolar, com a nossa tradicional churrascada em Montachique! Claro que, nos outros anos, não nos deixámos vencer pela adversidade, e fizemos, numa das vezes, uma bifanada na Escola e, na outra, uma bifanada em Montachique, para a qual levámos o piquenique já preparado.

Mas, desta vez, regressámos ao formato original, levando da Escola os ingredientes para confecionarmos a nossa saborosa refeição.

LER MAIS

Festa da Primavera

 

No dia 21 de março, assinalámos a chegada da primavera e da renovação que esta promove na natureza, visível nas árvores do nosso recreio. Os meninos e as meninas do JIP comemoraram esta data e tiveram um dia em cheio. E nem os chuviscos os pararam! De manhã, os alunos do 1.º Ciclo assistiram a seis curta-metragens, dinamizadas pela MONSTRINHA.

Ler mais

Comemoração do Dia de São Martinho

No âmbito da comemoração do dia de São Martinho, a turma do 4.º ano enviou uma comunicação a todos os pais do jardim infantil Pestalozzi:

"Aos pais e mães dos meninos e meninas do Pestalozzi:

Estamos a enviar este e-mail porque, como já é tradição, comemoramos na nossa escola, no dia onze de novembro, o Dia de São Martinho.

Nesse dia, os meninos e meninas dos cinco anos apresentam o Teatro do São Martinho, fazemos uma fogueira e assamos castanhas. A Dona Almerinda também coloca ao lume castanhas com erva doce! Que cheirinho…

Ler mais

Painel primavera

Os alunos do 1.º ano realizaram um painel coletivo com a professora Alexandra Baudouin, no ateliê de Expressão Plástica.

Ler mais

tínhamos saudades

As portas do Jardim Infantil Pestalozzi abriram-se, hoje, de par em par aos nossos meninos e meninas e às suas famílias.

Houve lugar à partilha das férias, jogos, danças e muita brincadeira.

Estamos muito felizes com a vossa chegada!

Carnaval no JIP

O desfile de Carnaval foi muito animado na Alameda da Universidade! Já tínhamos muitas saudades de estar todos juntos, crianças, professores, auxiliares e famílias. Por isso, não perdemos a oportunidade de, finalmente, partilharmos uma festividade, tal como era habitual. Contamos que seja a primeira de muitas, após o longo período que vivemos, para recuperar o tempo perdido!

Ler mais

Pão por Deus

Ritualização da passagem do tempo

As festividades cíclicas, baseadas nos ritmos da natureza e no património cultural ancestral, que ritualizam e regulam a passagem do tempo ao longo das estações do ano, são especialmente valorizadas na nossa Escola.

Neste tempo que atravessamos, mais do que nunca, estes rituais revestem-se de particular significado para conferir um ritmo organizador à sequência temporal, proporcionando às meninas e aos meninos um sentido de estabilidade, de permanência e de duração, que se contrapõe ao efémero, ao casuístico e ao instável.

LER MAIS

Gincana de primavera

Comemorámos a chegada da primavera com uma gincana no recreio da nossa Casa Amarela.
Para as meninas e meninos do 1.º ciclo, foram criados desafios no recreio e no ginásio.

ler mais

Gincana em Montachique

 

Foi com grande alegria e espírito cooperativo que realizámos a Gincana do Pestalozzi, no passado dia dezoito de maio, desta feita no Parque Municipal do Cabeço de Montachique.

 

Miúdos e graúdos deram mãos e participaram em jogos tradicionais, num desafio em que todos saíram vencedores! As equipas eram constituídas por crianças dos três anos ao quarto ano, por professores e auxiliares, de modo a promover a entreajuda e a afetividade.

Ler mais

Dia do Pestalozzi 2022

Os aniversários do Pestalozzi e do Jardim Infantil Pestalozzi (JIP) são comemorados, todos os anos, com pompa e circunstância, no dia 12 de janeiro, data do nascimento do pedagogo que deu o nome à nossa Escola.

É um momento significativo da vida da Escola, em que se recorda o Pestalozzi, que preconizava o direito à educação por parte das crianças de todos os estratos sociais, e que condenou os castigos nas escolas, criando instituições nas quais, já há mais de dois séculos, não havia prémios nem castigos.

A nossa fundadora, Lucinda Atalaya, é sempre relembrada, evocando a fundação do JIP, em 1955, num tempo em que o lema “Liberdade com responsabilidade” desafiava os cânones vigentes.

Ler mais

Bifanada em Montachique

 

 

 

Para celebrar o regresso à Escola, com maior normalidade, decidimos retomar o nosso habitual convívio em Montachique, para as meninas e os meninos dos 4 anos ao 4.º ano, para promover momentos de convívio, de distensão e de fruição da natureza.

 

 

Ler mais

Dia do Pestalozzi 2021

Festejamos hoje “ A Nossa Casinha Amarela”.

Por todas as salas, dos três anos ao quarto ano, em oficinas, homenageá­­­­­­mos Lucinda Atalaya e o seu legado, o Jardim Infantil Pestalozzi.

Vivemos hoje sessenta e seis anos de “Uma Escola para a responsabilidade e autonomia”, numa época, em que não poderiam ser mais atuais as palavras de Henri Pestalozzi:

“Para que uma criança venha a ser um Homem é necessário que possa fazer aquilo que a torna feliz.”

Ler mais