A existência de um menino de cada grupo na mesa da Assembleia Geral de Escola, desde os 4 anos, foia novidade deste ano letivo (2019/2020), com o objetivo de reforçar a noção de representatividade de todas turmas. Estiveram três alunos do 4.º ano que, por serem os meninos mais velhos, assumiram os papéis de dar a palavra e de escrever a ata.

A primeira Assembleia Geral de Escola do ano letivo realizou-se no dia 4 de dezembro de 2019, com a leitura da ata da Assembleia anterior. Feito o ponto da situação sobre o que tinha ficado pendente, a Direção da Escola informou que as andas pedidas pelos meninos já tinham sido escolhidas pelo professor de Educação Física e que iam ser compradas no próximo período. Nesse momento, iria ser colocado o relógio sugerido pelos meninos no recreio para ajudar a contar o tempo.

A propósito da contagem do tempo para andar de andas, falou-se na necessidade de ter em conta o bom senso dos meninos nos momentos de partilha de materiais, em vez de estarmos sempre a colocar mais regras e mecanismos para controlar o seu cumprimento. Mas, claro, a medida do bom senso não é mensurável e leva tempo a construir, implicando sensibilidade, empatia e respeito pelo outro.

Relativamente à partilha dos baloiços, foi reiterado que, por questões de segurança, os meninos da infantil deveriam andar nos baloiços da infantil e os do 1.º ciclo nos baloiços do 1.º ciclo. As questões de segurança também prevaleceram quando foi abordado o assunto dos ferros: os meninos podem estar de cabeça para baixo, desde que tenham as mãos agarradas. De resto, devem ser cuidadosos, tanto os meninos que estão nos ferros, como os colegas que passam perto dos mesmos.

Quanto aos recreios conjuntos, devem continuar nos dias habituais, ou seja, às terças e sextas-feiras. Os meninos do 4.º ano propuseram-se estudar uma solução para gerir a realização dos recreios conjuntos e os dias de futebol de cada turma, ficando de apresentar a sua proposta na próxima Assembleia, que ficou agendada para janeiro, em dia a definir. Os alunos do 4.º ano sugeriram, ainda, que houvesse responsáveis de cada turma para colaborar na manutenção da casa de banho do recreio, mas o assunto ficou por discutir.

Na mesa da Assembleia, além dos alunos, estiveram o educador Fernando, a professora Leonor e a auxiliar Rita. Verificou-se que as Assembleias estão a correr cada vez melhor, sendo cada vez mais evidente a construção de uma cultura democrática por todos os meninos e adultos da Escola.

 

20191204 092221 20191204 093525

 

IMG 20191209 WA0025