Geometria em movimento

As indicações para construir uma figura geométrica com quatro lados iguais que não seja um quadrado não foram dadas na sala de aula, nem tão pouco o desafio consistiu em desenhar a figura solicitada no caderno de Matemática, com lápis e borracha.

As meninas e os meninos do 2.º ano foram para o recreio da Escola, acompanhados pela sua professora titular e pelo professor de apoio pedagógico, munidos de duas grandes cordas.

Com a turma dividida em dois grandes grupos, o desafio consistia em darem resposta às solicitações dos professores, usando a corda para fazer de arestas e os alunos para ocupar o lugar dos vértices.

Como podem organizar-se para construírem um paralelogramo com os lados iguais dois a dois que não seja retângulo? Ou então um paralelogramo com dois lados iguais e dois lados diferentes? Ou uma figura com os lados todos diferentes que tenha um número ímpar de vértices?

As propostas foram aumentando em grau de dificuldade, implicando diálogo, articulação e organização por parte dos alunos para corresponderem aos pedidos. À medida que movimentavam os corpos e ensaiavam soluções, tentavam chegar a um consenso entre todos os participantes, que desse resposta ao problema de geometria formulado.

Além da geometria, esta atividade foi muito rica em dinâmicas sociais, pois só através da organização dos seus elementos é que o grupo conseguia encontrar uma solução para o desafio matemático… mas não só!