Aprendizagem no recreio

Quem disse que as crianças têm de aprender sempre sentadas e quietas dentro da sua sala de aula? Na nossa Escola, não tem de ser necessariamente assim! Foi precisamente o que aconteceu com a turma do 1.º ano.

No início do ano letivo, o recreio foi o lugar escolhido para a aprendizagem da lateralidade. As cadeiras saíram da sala de aula e, consoante as diretrizes do professor, as crianças posicionavam-se à esquerda ou à direita da cadeira, à frente ou atrás.

E, depois, no meio de gargalhadas, tudo se complicava: era altura de levantar o braço direito, a perna esquerda, o braço esquerdo, a perna direita… Mas, mesmo quando nos enganamos, na nossa Escola ninguém “perde”. Quem se enganou passa a dar as indicações aos colegas, verificando se estão a fazer o movimento adequado.

Desta forma, junta-se a motricidade à aprendizagem da lateralidade, tirando partido da natural vontade de movimento por parte das crianças para consolidar conceitos estruturantes para as novas aquisições que se seguem.