Novo ano letivo

Estamos a começar um novo ano letivo que se afigura desafiador. Tencionamos fazê-lo com o sentido de responsabilidade e a capacidade de organização que o momento exige e, simultaneamente, com a afetividade e a alegria, a criatividade e a inspiração, a tranquilidade e o discernimento, a sensibilidade e a sensatez, a cooperação e a capacidade de comunicação que este contexto convoca.

Neste momento de reabertura da atividade presencial para todas as meninas e meninos do JIP, importa salientar a essência do nosso projeto pedagógico, cientes que estamos de que ninguém – alunos, professores, auxiliares, pais e elementos da Direção e do Conselho de Administração – está no JIP por acaso.

Estar no JIP resulta de uma escolha esclarecida e de uma opção consequente que, nos tempos que atravessamos, se revela mais determinante do que nunca:

  • pelos valores humanistas que norteiam a nossa ação;
  • pelo respeito pelo desenvolvimento integral da criança e pela vivência da infância que promovemos, inserida num ambiente afetivo, securizante e respeitador da individualidade;
  • pelas vivências de cidadania democrática que potenciamos, alicerçadas na liberdade, na responsabilidade e na autonomia;
  • pela visão do mundo pluralista, reflexiva, compreensiva e criativa que defendemos;
  • pelas experiências de aprendizagem holísticas, artísticas e estimuladoras da curiosidade infantil que proporcionamos;
  • pela criação de condições educativas para que os nossos alunos se tornem pessoas bem formadas, solidárias, equilibradas, empáticas, resilientes e autoras do seu próprio pensamento;
  • e pelo envolvimento de toda a comunidade educativa na filosofia educativa em que acreditamos.

Conscientes destes valores e sem nunca os perder de vista, estamos preparados para dar resposta aos desafios deste ano letivo, tendo elencado soluções para questões que se apresentam como previsíveis, e estando confiantes de que conseguiremos encontrar os planos pedagógicos adequados para as situações que tivermos de enfrentar.

Tal como aconteceu no ano letivo passado, valorizamos a colaboração, inspiração e capacidade de trabalho de toda a equipa do JIP para delinear as metodologias de ensino adequadas aos contextos, concebidas à medida dos nossos alunos, considerando as suas especificidades, bem como as dinâmicas das respetivas famílias.

Plano pedagógico - 3.º período

Durante o 3.º período letivo, o JIP mantém a atividade letiva à distância - iniciada nas duas últimas semanas do 2.º período -, com um plano pedagógico destinado às meninas e aos meninos da Infantil e do 1.º Ciclo, pensado em conjunto por toda a equipa docente.

A intenção não é a de replicar o modelo do ensino presencial, mas sim imaginar uma nova forma de funcionamento que permita dar continuidade aos valores de sempre, agora, mais do que nunca, necessários: autonomia, responsabilidade, liberdade, solidariedade.

Recorrendo às plataformas “Teams” e “Zoom”, o plano pedagógico abrange toda a oferta educativa do JIP e envolve todos os seus professores, de acordo com um horário base que integra momentos síncronos com todos os alunos das turmas, com meios grupos de alunos e com pequenos grupos, assegurando a continuidade dos apoios pedagógicos existentes.

Também estão previstos, ao longo do dia, diversos momentos assíncronos, de modo a facilitar a melhor gestão das dinâmicas familiares e, ainda, para permitir dosear o tempo de exposição aos ecrãs, um cuidado necessário na época que atravessamos, tanto mais relevante quanto mais jovens forem as crianças.

Contamos, desta forma, contribuir para a manutenção de rotinas estruturantes que dêem segurança às crianças, promover atividades de qualidade pedagógica que permitam consolidar e desenvolver aprendizagens, bem como estimular a comunicação entre docentes e alunos, significativa para potenciar o sentimento de pertença e o enquadramento social nesta fase que atravessamos.

Contamos com as nossas famílias!

Direção Pedagógica

Jardim Infantil Pestalozzi

Ateliers Pestalozzi de Verão

Foi com grande alegria que vimos entrar as nossas meninas e meninos do 1.º ciclo na Escola, para participarem nos Ateliers Pestalozzi de Verão, depois de, durante o 3.º período, só nos termos visto aos “quadradinhos”.

IMG 0563IMG 0564

O recreio encheu-se de novo de risos, brincadeiras e correrias, tal como é habitual, mas ainda com mais saudades uns dos outros do que é costume! O reencontro com os professores, os colegas e as auxiliares foi um momento de grande emoção. Nem mesmo as novas regras que temos de cumprir diminuíram a satisfação por estarmos juntos de novo.

IMG 0525livroIMG 0560

Depois de acalmados os ânimos, também foi muito positivo participar nos diversos Ateliers de Verão, assegurados pelos professores, que passaram pela modelagem, a construção de livros artesanais e a pintura de murais nas paredes do recreio. 

filme de animaçãoANIMAÇÃO

Direção Pedagógica

Jardim Infantil Pestalozzi

Atividade letiva à distância

O Jardim Infantil Pestalozzi (JIP) mantém a atividade letiva à distância com os seus alunos da Infantil e do 1.º Ciclo, com o objetivo de dar continuidade ao processo de aprendizagem e de assegurar o contacto com as suas crianças e famílias. 
Neste sentido, a equipa docente do JIP continua a trabalhar em estreita coesão e articulação com o intuito de criar propostas de tarefas e outros conteúdos pedagógicos originais que se adequem à situação de distanciamento a que estamos sujeitos e que permitam, com recursos a soluções tecnológicas simples e intuitivas, manter o percurso de aprendizagem das nossas crianças o menos afetado possível.