Ainda as nossas máscaras
Vale a pena mostrarmos ainda mais algumas das nossas máscaras. Não percam esta fantástica exposição, na sala da mesa azul.
Vale a pena mostrarmos ainda mais algumas das nossas máscaras. Não percam esta fantástica exposição, na sala da mesa azul.
Com a Xana, na Expressão Plástica, e a ajuda de um espelho, fizemos os desenhos dos nossos corpos, da cabeça aos pés. Cada um com a sua côr de cabelo, com os seus olhos, castanhos, pretos, azuis, verdes, com tons de pele variados, dos mais branquinhos aos mais castanhinhos, com saias aos quadradinhos, camisolas azuis ou às riscas, calças pretas, cinzentas ou castanhas, com rendinhas, cada um ao seu jeito e ao seu gosto. Como somos tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos. (1.º ano)
Está mesmo, mesmo aí a chegar, o Carnaval. Os preparativos têm sido muitos e intensos, com a ajuda de todos, dos pais, dos educadores, dos professores, das auxiliares, dos amigos e das amigas ... Foram dadas largas à imaginação e à fantasia e os resultados não se fizeram esperar: estão maravilhosas as nossas máscaras! Umas pintadas, outras coladas; umas feitas de caixas e com palhinhas; outras com papéis rasgados e muito coloridas; umas com materiais reciclados, outras com folhas de árvores e pauzinhos apanhados no jardim; umas são animais, outras casas, outras ainda seres fantásticos e protetores, mas há também fantasmas muito assustadores; ... Ai, que susto!! ... mas que grande partida!!
Quem se terá divertido mais com tanta imaginação e brincadeira? Foram os "grandes" ou os "pequenos"? Venham visitar a nossa exposição de máscaras e digam o que vos parece ...
É imensa a diversidade destas fantásticas obras de arte. Estão todos de parabéns!! E VIVA O CARNAVAL!!
Esta conjugação tem sido bem inspiradora e frutuosa, para este grupo de crianças que estão na sala dos 5 anos da nossa Escola. O interesse pelo conhecimento, pelo trabalho dos cientistas, desenvolve-se desde cedo. Estes meninos vão no bom caminho. Já sabem que o sol não é um planeta, mas antes uma estrela e que Plutão afinal não é um planeta. Já conseguem perceber por que razão um gráfico não tem leitura e defender o seu ponto de vista ...
Mais máscaras e fantasias, construídas entre pais e meninos, um trabalho colaborativo, intergeracional, onde o céu foi o limite para a criatividade e a imaginação. Foi uma diversão para todos.
O Carnaval também está a passar pela sala dos 3 anos. Ora vejam só estas máscaras tão bonitas feitas com a ajuda dos pais e das mães, cheias de cor e de alegria ...
«Um senhor chamado Newton, um dia, ao cair-lhe uma maçã na cabeça, disse que todos os objetos são estranhamente atraídos, de alguma forma, para o chão da terra...
Mais tarde outro senhor, chamado Einstein, acrescentou que o impacto desses objetos está relacionado com a sua própria massa e com a massa do planeta onde isto acontece (a força de gravidade exercida).
Não podemos ir a outros planetas (pelo menos não para já!) mas podemos testar a força dos objetos na sua relação direta com o seu peso.
Do escorrega deixamos cair bolas de diferentes tamanhos e pesos e observamos o impacto na caixa de areia.»
(18/11/2019)
Paula Moura (Educadora do Grupo dos 5 anos)
Nota: Esta experimentação foi realizada no recreio, aproveitando a altura do escorrega para deixar as bolas na areia e observar o que acontecia.
A casinha da sala dos 3 anos está a ganhar forma. Hoje foi dia de começar a pintar o telhado.
O que aconteceu à caixa que chegou à sala? Está a transformar-se nesta fantástica casinha. Uma casinha que tem uma janela por cima da porta, duas janelas num dos lados, três no outro e quatro no outro. Será que os meninos dos 3 anos estão a ensinar esta casinha a cantar? Ou será que lhe estão a ensinar a contar?
Sabem dizer que cor tem o lado da casinha que tem três janelas? E a cor do que tem quatro janelas?
(11/02/2019)
Para saber mais: https://www.facebook.com/jipestalozzi/posts/2135609523193153
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |