Assembleia Geral de Escola para discutir as regras do recreio

Os alunos do JIP, desde os meninos dos três anos aos do 4.º ano, os professores e as funcionárias reuniram-se para discutirem um assunto que diz respeito a todos: as regras do recreio da escola.

A Assembleia Geral de Escola para discutir e melhorar as regras do recreio realizou-se nos dias 12 e 18 de outubro de 2018. Colocaram-se cadeiras e bancos no ginásio para os alunos se sentarem: os mais crescidos atrás e os mais pequenos à frente. A presidir à mesa da Assembleia, estavam duas alunas do 4.º ano, a Margarida e a Matilde, um educador, o Fernando Afonso, um professor, o David Louro, e uma funcionária, a Sónia Campos.

A professora Margarida Belchior imprimiu as anteriores regras do recreio, em letra grande, e afixou os cartazes na parede do ginásio, para que as alunas do 4.º ano lessem cada uma das regras em vigor. Foram-se lendo e discutindo, percebia-se se havia concordância, ou se havia algumas regras que tinham de ser mais discutidas para serem melhoradas.

À medida que se debatiam e aperfeiçoavam as regras, a professora Margarida ia registando as alterações, com marcadores grossos, nos cartazes afixados. A discussão foi tão participada que, no primeiro dia agendado, não houve tempo para falar sobre todas as regras e a Assembleia teve de continuar na semana seguinte.

As regras mais discutidas para serem melhoradas foram as seguintes:

 

Regra antiga

Questão

Proposta

Nova Regra

Quando o baloiço está ocupado, devemos contar até 100 em voz alta para quem está há mais tempo.

- Colocada por uma criança mais nova: “Então e quem ainda não sabe contar até 100?”.

- Colocada por outro aluno: “Há colegas que, assim que saem do baloiço, começam logo a contar e não dão tempo para os outros andarem”.

Respondida por uma criança mais velha: “Pode contar 10 vezes até 10”.

- Respondida por outro colega: “Dar duas voltas ao recreio, antes de começar a contar”.

- Quando o baloiço está ocupado, devemos contar até 100 (ou 10 vezes até 10) em voz alta para quem está há mais tempo.

- Dar duas voltas ao recreio, antes de começar a contar para andar de baloiço outra vez.

Passar com distância de segurança dos baloiços.

Falou-se no perigo de passar perto do baloiço quando um colega está a andar.

Propôs-se pintar uma maraca amarela à volta do baloiço, à semelhança do que acontece na infantil.

- Respeitar a marca amarela de segurança do baloiço.

 

Falou-se nos riscos de andar no escorrega de cabeça para baixo.

Propôs-se andar sempre de cabeça para cima.

- Andar no escorrega sentado ou deitado, mas sempre de cabeça para cima.

Pedir autorização para usar os materiais do recreio.

Questão levantada: “E quando os materiais não estão a ser utilizados por ninguém?”

Deve especificar-se melhor a regra.

- Pedir autorização para usar os materiais do recreio, quando estão a ser usados por outros meninos.

Cada menino pode brincar com um pneu. Caso se juntem mais meninos, o limite é de três pneus.

A questão colocada teve a ver com os momentos em que não há mais meninos  a quererem brincar com pneus.

Quando não há mais meninos a quererem brincar, pode brincar-se com mais pneus. No entanto, se for para fazer torres, não se pode fazer com mais de três pneus porque pode ser perigoso. A auxiliar Isabel explicou porquê.

- Cada menino pode brincar com um pneu, quando não há mais meninos a quererem brincar.

- As torres de pneus têm um limite de três pneus.

Respeitar o dia de futebol de cada turma. Nos intervalos joga-se primeiro basquete e de pois futebol. Podem acordar entre todos jogar ao mata.

Abordou-se a hipótese de cada turma poder decidir os jogos que queria jogar no seu dia. Falou-se nas turmas em que havia mais rapazes, que queriam sempre jogar futebol, pelo que não poderia ser sempre utilizado o critério da maioria. Teria de haver consensos.

Cada turma vai decidir como gerir esta situação, podendo haver uma regra específica de acordo com essa opção.

- Respeitar o dia de utilização do campo de jogos de cada turma.

- Cada turma combina quais os jogos que vai fazer no seu dia.

Passar pelo campo de jogos sem interromper.

Havia alunos que achavam que não se devia interromper os jogos, mas a passagem para a casa-de-banho faz-se pelo campo de jogos.

Tem de se respeitar quem está a jogar, mas também de ter em atenção quem está a passar.

- Passar pelo campo de jogos com muito cuidado e sem interromper.

- Quem está a jogar tem de ter em atenção quem vai a passar.

No final da Assembleia Geral de Escola, falou-se na importância de haver momentos de discussão conjunta de temas do interesse comum e ficou combinado fazerem-se mais assembleias ao longo do ano, pelo menos uma por período.