Formação: modelo Reggio Emilia

Os processos de aprendizagem estética e o modelo pedagógico de Reggio Emilia, em Itália, juntaram a equipa de professores do Jardim Infantil Pestalozzi (JIP) no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), nos dias 9 e 10 de abril.

Todos os professores do JIP - desde os educadores aos professores do 1.º ciclo, passando pela direção e pelos professores de expressões – responderam ao desafio de participarem num seminário e workshop baseado na pedagogia de Reggio Emilia, ministrado pelo Professor Mats Andersson, da Suécia.

O mote era integrar experiências inseridas no modelo pedagógico Reggio Emilia, mobilizadoras e inspiradoras, que despertassem os conceitos do que uma criança é e pode ser, na perspetiva deste modelo de trabalho desenvolvido em Itália.

Escutar, ver, discutir e trabalhar com pensamentos, ideias e materiais foram os pontos de partida para conhecerem uma pedagogia com pontos comuns com a filosofia e a prática pedagógica do JIP. 

Os momentos de discussão serviram de pretexto para que a equipa pudesse discutir os pontos centrais daquilo que tinha acabado de ser apresentado e para estabelecer pontes com a realidade das suas salas de aula, tendo também a oportunidade para trocar ideias e experiências com os colegas de outras escolas.

Tesouros naturais como galhos e paus, grandes ou pequenos, folhas, conchas e pedras, recolhidos no campo, jardim, parque, floresta ou praia foram os materiais colecionados para participar no exercício prático, realizado ao ar livre, que juntou os docentes de todas as escolas, divididos em pequenos grupos, em torno de um objetivo comum: interpretar o conceito definido e construí-lo com os materiais coletados.

Foi uma formação muito interessante com um professor de artes sueco, a partilhar a sua forma de trabalhar e de pensar o desenvolvimento da Estética, inspirada numa filosofia pedagógica italiana.

 

20190410 153838

20190410 155056 20190410 155107
 20190410 160226  20190410 154933  20190410 154236
 20190410 154006  20190410 153932 20190410 155134
20190410 155206  20190410 155330  20190410 160023

 

"Contadores de histórias"

O projeto “Os contadores de histórias” surgiu de uma vontade de os alunos do 4.º ano contarem histórias e de os meninos mais pequenos ouvirem histórias. Os educadores indicaram livros dos quais as crianças gostam especialmente para que os alunos mais crescidos pudessem preparar as histórias para lhes contar. O desafio estava lançado: só faltava meter mãos à obra!

Os alunos do 4.º ano conheceram as histórias da preferência dos meninos mais novos para perceberem quantas crianças eram necessárias para animar cada um dos livros. Para distribuir as histórias pelos alunos, realizou-se um sorteio, após o qual os grupos começaram a trabalhar.

Os alunos leram a história e pensaram na sua animação. Marionetas, cenários e adereços começaram a ser imaginados e construídos a várias mãos, as palavras ganharam voz e os gestos foram ensaiados tantas e tantas vezes que os alunos, quase sem darem por isso, acabaram por decorar o enredo sem esforço.

As apresentações das histórias começaram nas salas do pré-escolar e abrangeram a turma do 1.º ano. Os alunos do 1.º ano assistiram à apresentação com muito entusiasmo e, no final, ficou um pedido no ar: “Podiam contar a história outra vez?”

O sucesso de “Os contadores de histórias” foi tal que se convidou os pais dos alunos do 4.º ano para ouvirem os filhos a contarem e a encantarem com as suas animações das histórias, que certamente contribuíram para a fruição da leitura e da partilha de histórias, para a autonomia e a criatividade, bem como para estreitar os laços entre os meninos mais crescidos e os mais pequenos da escola.

 

IMG 2356

Dia da Primavera

A chegada da Primavera, o Dia da Poesia e o centenário da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen foram comemorados na nossa escola com a participação de todas as crianças, desde os 3 anos ao 4.º ano de escolaridade.

No dia 21 de março, o 4.º ano deu início às comemorações com a apresentação de um trabalho sobre a vida e a obra da Sophia de Mello Breyner Andresen. Os lindos cartazes que elaboraram e pintaram estão em exposição na sala da mesa azul.

As comemorações prosseguiram, ao longo do dia, com apresentações de poesia, de canções, de coreografias e de música, nas quais os alunos que tocam instrumentos partilharam a sua arte com todos.

Uma ida ao Campo Grande permitiu sentir a chegada da Primavera, em contacto com a Natureza, num dia que culminou com um sabor primaveril, saboreado sob a forma de deliciosos morangos oferecidos dentro de grandes cestos decorados com laçarotes coloridos.

20190321 124356 rv

20190321 124731 20190321 102636 

 

1.ºano

A Gincana e a "Caça aos Ovos"

A realização de uma Gincana, que termina com uma caça aos ovos da Páscoa, já é uma tradição nesta Escola. Juntam-se meninos de todas as idades nas várias equipas que se formam, acompanhados por professores educadores e auxiliares.

No dia 3 de abril, realizou-se mais uma Gincana, no Estádio Universitário, preparada pelo professor de Educação Física, Hugo Máximo. Tudo estava a postos para que a atividade corresse pelo melhor: as equipas estavam formadas, com pulseiras de diferentes cores nos pulsos, os adultos que acompanhavam cada uma das equipas estavam distribuídos, e os educadores e professores titulares estavam incumbidos de gerir a estação pela qual tinham ficado responsáveis.

Depois das explicações de cada professor, as equipas começaram as respetivas provas, que decorreram com animação, espírito de equipa e, sobretudo, grande solidariedade entre meninos de diversas idades, com os mais crescidos a integrarem os mais pequenos de forma muito carinhosa e afetiva.

A Gincana foi seguida de um piquenique ao ar livre e de muitas brincadeiras entre as crianças, que usufruíram do contacto com a natureza. A atividade culminou com uma caça aos ovos da Páscoa, antes de voltarmos para a Escola. Só um vento frio fez antecipar o regresso um pouco antes do previsto. Mesmo assim a diversão e brincadeira de um dia diferente valeram a pena!!

 

Gincana1

Gincana3  IMG 20190403 104602

IMG 20190403 105652 IMG 20190403 105626

IMG 20190403 111402