Bolas e gravidade

«Um senhor chamado Newton, um dia, ao cair-lhe uma maçã na cabeça, disse que todos os objetos são estranhamente atraídos, de alguma forma, para o chão da terra...
Mais tarde outro senhor, chamado Einstein, acrescentou que o impacto desses objetos está relacionado com a sua própria massa e com a massa do planeta onde isto acontece (a força de gravidade exercida).
Não podemos ir a outros planetas (pelo menos não para já!) mas podemos testar a força dos objetos na sua relação direta com o seu peso.
Do escorrega deixamos cair bolas de diferentes tamanhos e pesos e observamos o impacto na caixa de areia.»
(18/11/2019)
Paula Moura (Educadora do Grupo dos 5 anos)
Nota: Esta experimentação foi realizada no recreio, aproveitando a altura do escorrega para deixar as bolas na areia e observar o que acontecia.

Bola estrela 52880624 2743370942341564 8721765520774266880 n 52720486 2743370989008226 8608988449904525312 n

A nossa casinha (3 anos)

A casinha da sala dos 3 anos está a ganhar forma. Hoje foi dia de começar a pintar o telhado.

O que aconteceu à caixa que chegou à sala? Está a transformar-se nesta fantástica casinha. Uma casinha que tem uma janela por cima da porta, duas janelas num dos lados, três no outro e quatro no outro. Será que os meninos dos 3 anos estão a ensinar esta casinha a cantar? Ou será que lhe estão a ensinar a contar?

Sabem dizer que cor tem o lado da casinha que tem três janelas? E a cor do que tem quatro janelas?

(11/02/2019)

 Para saber mais: https://www.facebook.com/jipestalozzi/posts/2135609523193153

Casinha 1 Casinha 2 Casinha 3 
 Casinha 4  Casinha 5  Casinha 6

 

 

Pintar circunferências ...

Pintar circunferências para a direita e para a esquerda, concêntricas, de vários tamanhos, exercitar esses movimentos mais largos e outros mais precisos, foi o desafio lançado ao 1.º ano.
Depois sobrepuseram formas recortadas em cartolina, colando-as sobre tão bonito painel, reparando no efeito "positivo e negativo". Ficou maravilhoso!

Planetas e Matemática (5 anos)

Esta conjugação tem sido bem inspiradora e frutuosa, para este grupo de crianças que estão na sala dos 5 anos da nossa Escola. O interesse pelo conhecimento, pelo trabalho dos cientistas, desenvolve-se desde cedo. Estes meninos vão no bom caminho. Já sabem que o sol não é um planeta, mas antes uma estrela e que Plutão afinal não é um planeta. Já conseguem perceber por que razão um gráfico não tem leitura e defender o seu ponto de vista ...

Interseção  51874743 2733183693360289 2297849259032051712 n 52437006 2733176613360997 9078527752310620160 n